A medalha da autoria do escultor e professor da ESART/IPCB José Simão, editada pela Câmara Municipal de Castelo Branco, foi selecionada para a representação portuguesa ao XXXV Congresso da FIDEM a realizar no Canadá.
A FIDEM - Federação Internacional da Medalha é uma organização mundial que congrega artistas, colecionadores e fabricantes. O congresso vai decorrer entre os dias 29 de maio e 2 de junho de 2018, no Museu Canadiano da Natureza, em Ottawa/Canadá. Do programa consta uma grande exposição, palestras e workshops. A exposição congrega autores que representam países dos cinco Continentes.

A medalha foi editada em 2015 para comemorar o V Centenário do falecimento do Poeta. Para além de uma reflexão sobre a poesia, a medalha assinala a vocação global da obra de João Roiz de Castelo Branco.
João Roiz, com o seu caráter humanista e universal, representa na medalha “o poeta” que dá corpo às ideias através da palavra. O seu poema “Partindo-se” faculta à composição pensamentos e palavras que circulam entre o coração e a cabeça, e daí para o exterior.
Este poema, foi cantado pela Diva do fado Amália Rodrigues, com arranjo de Alain Oulman que colocou na voz de Amália grandes poetas portugueses.
A vida e obra de João Roiz aguarda estudo aprofundado, os poemas conhecidos estão disponíveis no Google Books, por exemplo digitando “Cancioneiro Geral de Garcia de Resende” aparecerá uma edição alemã do cancioneiro datada de 1848

Partilhe