As IV JORNADAS DE SECRETARIADO E ASSESSORIA subordinadas ao tema “Emprego e Empreendedorismo em Secretariado” decorreram, no dia 16 de maio, na Escola Superior de Educação do IPCB e foram organizadas pelas Coordenações da Licenciatura em Secretariado, Maria Eduarda Santos e Ana Pinto, e do Curso Técnico Superior Profissional em Assessoria e Comunicação Empresarial, Virgínia Brunheta, pelo Conselho Pedagógico, pela Associação de Estudantes, pelos docentes Hugo Franco e Luís Farinha e por alunos dos referidos cursos.
As Jornadas, que tiveram lugar no auditório e no átrio da ESE, reuniram docentes e diplomados, colaboradores, parceiros institucionais e membros da comunidade que, ao longo do tempo, têm contribuído para a formação de profissionais de Secretariado e sua inserção no mercado de trabalho. Dentre os mais de 140 participantes, estiveram presentes alunos de diferentes cursos da ESE, duas turmas do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, diplomados em Secretariado e público em geral.
O programa, composto por um diversificado painel de comunicações, visou refletir sobre os atuais desafios práticos, técnicos e científicos da profissão. Foram debatidos temas subordinados à Imagem e Comunicação em Secretariado, Protocolo, Emprego e Inovação e, no último painel, foi realizada uma Reflexão Sobre a Prática Profissional a decorrer no presente ano letivo.
O evento contou com a presença de convidados membros da Associação Portuguesa de Profissionais de Secretariado e Assessoria (ASP), Associação Portuguesa de Estudos de Protocolo (APOREP), Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB), Centro de Empresas Inovadoras de Castelo Branco (CEI), Instituto de Emprego e Formação Profissional de Castelo Branco (IEFP), Adecco e docentes dos referidos ciclos de estudos.
Paralelamente à realização das IV JORNADAS DE SECRETARIADO E ASSESSORIA, decorreu, no átrio da ESE, uma Feira de Emprego que contou com a presença das empresas Adecco, Randstad e Talenter, uma exposição sobre os Estágios Curriculares dos alunos do 3.º ano da licenciatura em Secretariado e uma Feira do Livro a cargo da livraria Tecnolivro.