O Instituto Politécnico de Castelo Branco, através da sua Escola Superior de Tecnologia (ESTCB), esteve presente na edição de 2017 da Japan IT Week, o maior evento do Japão nas áreas das tecnologias da informação e telecomunicações, que decorreu se de 7 a 10 de novembro, em Tóquio.
A representação do IPCB, integrada no expositor dedicado a empresas e centros de investigação da União Europeia, contou com a presença de Paulo Marques, docente da ESTCB, que apresentou resultados da investigação feita no projeto MUSCLES, cofinanciado pelo Portugal 2020, e que investiga a nova geração de comunicações móveis 5G.
As empresas japonesas estão muito focadas no desenvolvimento de ambientes de realidade virtual, transmissão de hologramas, inteligência artificial e aplicações para cidades inteligentes. Assim, no decorrer da feira, foram realizados contactos com o operador móvel NTT DOCOMO e com os fabricantes de equipamentos de telecomunicações SONY e ZTE, que mostram interesse na investigação realizada no IPCB e deram contributos para aproximar essa investigação às necessidades do mercado.