Fernando Manuel Raposo, docente da Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB, foi designado por Carlos Maia, Presidente do IPCB, Provedor do Estudante do Instituto Politécnico de Castelo Branco, após proposta da estrutura representativa dos estudantes.
Na cerimónia de tomada de posse, que teve lugar no dia 21 de novembro, Carlos Maia agradeceu o trabalho do Provedor do Estudante cessante, António Moitinho, salientando a “preocupação comum a toda a instituição, que é resolver os problemas dos estudantes”.
Fernando Raposo agradeceu o convite e a confiança depositada na sua pessoa, assumindo o “compromisso de honra para fazer tudo o que estiver ao seu alcance para que a vida dos estudantes seja o melhor possível”.
Segundo os estatutos do IPCB, "O Provedor do Estudante é uma personalidade de reconhecido mérito académico, docente ou não docente, que pode ou não pertencer ao IPCB, que goze de comprovada reputação de integridade e independência, tendo como função defender e promover os direitos e interesses legítimos dos estudantes". Pretende-se que em colaboração com os estudantes exista uma participação ativa na vida da Instituição, para que se possam propor soluções concretas que levem a uma melhoria das condições de ensino, a promoção do sucesso escolar, estimulando a participação dos estudantes na prossecução da missão e objetivos da instituição.
Fernando Raposo é Doutor em  Ciências da Educação - Teoria e Desenvolvimento Curricular pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e docente no IPCB desde 1994, tendo iniciado funções na Escola Superior de Educação. Foi diretor da Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB desde a fundação da Escola, em 1999, até 2010, tendo exercido diversos outros cargos na instituição.