Mariana Pereira de Sousa, aluna do Mestrado em Música e licenciada em Canto na Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB, foi este ano distinguida pelo Círculo Richard Wagner Portugal e pelo Instituto Goethe Portugal com o Prémio Círculo Richard Wagner.
A presidente do Círculo Richard Wagner Portugal, Maria Teresa Cochito, em parceria com a diretora do Instituto Goethe Portugal, Claudia Hahn-Raabe, atribuíram a bolsa internacional que se destina a jovens talentosos e que visa apoiar o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da língua alemã.
Esta experiência decorreu no Instituto Goethe de Berlim de 28 de agosto a 23 de setembro.
Natural do Porto, Mariana Sousa iniciou-se no canto na Academia de Música de Paços de Brandão, na classe da professora Mafalda Leite. Em 2012 ingressou na Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB, na classe das professoras Elisabete Matos e Dora Rodrigues, terminando a licenciatura com 19 valores e recebendo o Prémio de Mérito - Ensino Magazine, pela média mais elevada. De momento encontra-se a terminar o mestrado na ESART - IPCB.
Cantou a solo com a Orquestra ESART, dirigida pelo maestro João Paulo Santos. Foi solista em obras como “Stabat Mater”, Pergolesi; “Glória” e “Nisi Dominus”, Vivaldi. Interpretou as seguintes personagens: Cherubino, Sesto, Romeo, Desdemona. Frequentou Masterclasses com José Oliveira Lopes, Isabel Alcobia, Elisabete Matos e Norma Enns. Mariana participou ainda no projeto "Luisa Todi - Jovens Clássicos", em 2015 e ganhou o 1.º prémio no Concurso Internacional Cidade do Fundão, nos anos 2013 e 2016. Em dezembro de 2016 cantou “A Portuguesa”, para Sua Exa. o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, por ocasião da sua visita ao Instituto Politécnico de Castelo Branco.