Eurico Ribeiro Lopes, Patrícia Coelho e Francisco Rodrigues, docentes da Escola Superior de Tecnologia e Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB participaram no dia 14 de setembro na Conferência Internacional sobre o Ensino do Empreendedorismo - CEE 2017, com a apresentação do trabalho “Dentro e Fora da Sala de aula – Uma Experiência Pedagógica em Ciências Biomédicas Laboratoriais”, realizado na Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB com estudantes da licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais.
O Bioempreendedorismo é associado às biotecnologias ou ciências da saúde, sendo uma das unidades curriculares normalmente lecionada nas Escolas Superiores de Saúde do Ensino Superior Politécnico em Portugal. Estes cursos têm em regra quatro anos de duração, sendo a unidade curricular lecionada no 3.º ou 4.º ano, encontrando-se alguns dos alunos a frequentar os seus estágios curriculares.
Neste trabalho é efetuado um estudo exploratório, onde são comparados os resultados da aprendizagem no curso de Ciências Biomédicas Laboratoriais da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco, em duas situações distintas: ensino dentro da sala de aula, na sua forma presencial tradicional e o ensino fora da sala de aula, sob a forma de ensino à distância. São utilizados como critérios de comparação as ideias de negócio desenvolvidas pelos alunos, assim como os resultados da avaliação. O trabalho apresenta os conteúdos programáticos, a metodologia de ensino e os meios utilizados em ambas as situações. No final são discutidos os resultados obtidos neste estudo exploratório que decorreu nos anos letivo de 2015/16 e 2016/17.
O artigo, na sua versão integral, encontra-se já disponível para consulta no Repositório Científico do IPCB, em http://hdl.handle.net/10400.11/5705