A docente da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Fernanda Delgado, deslocou-se a Itália a fim de realizar uma mobilidade ao abrigo do programa ERASMUS+ para ensino, no Department of Agricultural and Food Sciences of the University of Bologna.

A docente visitou o Departamento de Agricultura e Ciências dos Alimentos e contatou com técnicos e equipas de investigação, tendo a oportunidade de conhecer os trabalhos de investigação a decorrer nos diversos laboratórios, equipamentos, bem como visitar as estufas de propagação e de ensaios com plantas.

Na ALMA MATER STUDIORUM - UNIVERSITÀ DI BOLOGNA foi recebida pela Professora Doutora Ornella Francioso, tendo tido a oportunidade de lecionar por dois dias, apresentando a temática sobre a importância dos metabolitos secundários na saúde, alimentação e outras áreas da economia. Apresentou igualmente a investigação desenvolvida na ESACB/IPCB, num tema geral, designado por “Medicinal and Aromatic plants: Secondary metabolites as a source of research interest, bioassays and applications”.

Nos diferentes departamentos a docente teve oportunidade de apresentar sempre o IPCB e as diversas equipas de investigação, tendo sido manifestado interesse em futuras colaborações. Foram efetivados contactos no âmbito da investigação aplicada realizada na Escola Superior Agrária do IPCB e no Centro de Biotecnologia de Plantas de Beira Interior (CBPBI).

No âmbito dos trabalhos conjuntos, visitou também a FICO FACTORY, onde foram demonstradas as tecnologias e os produtos resultantes das atividades agro-pecuárias.