No próximo dia 4 de dezembro, a licenciatura em Fisiologia Clínica da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco estará a comemorar o Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla, entre as 17:30 e as 19:30, com um painel de esclarecimentos no auditório Comenius, nos Serviços Centrais e da Presidência do IPCB.
Uma sessão aberta a toda a comunidade e que contará com a presença da Dr.ª Marta Arenga (Neurologista no Centro Hospitalar Cova da Beira), da Dr.ª Soraia Ferreira (Psicóloga investigadora da Universidade da Beira Interior) e o testemunho de um doente com Esclerose Múltipla. A moderadora desta sessão estará a cargo da Dr.ª Cláudia Santos (Técnica de Neurofisiologia no Centro Hospitalar de Castelo Branco e docente da licenciatura em Fisiologia Clínica).
A Esclerose Múltipla, é uma doença crónica, degenerativa e inflamatória que afeta o sistema nervoso central. Tem maior incidência no género feminino, entre os 20 e os 40 anos de idade, com maior incidência nas mulheres. Visão dupla, desequilíbrio, alterações de sensibilidade e fadiga excessiva, podem ser alguns dos sintomas associados a esta patologia.
Segundo a Organização Mundial de Saúde estima-se que existam cerca de 2,5 milhões de pessoas com Esclerose Múltipla em todo o mundo, e em Portugal existam mais de 8 mil casos com esta patologia.

Faça a diferença, fique mais esclarecido sobre esta patologia.
Lembre-se, que o diagnóstico e acompanhamento devem ser o mais precoce possíveis.