No dia 2 de junho, pelas 21h30, no Cineteatro Avenida em Castelo Branco, vai ter lugar o Concerto da Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB com o maestro Charles Roussin.
Charles Roussin é mestre pela UFMG, onde estudou com Oiliam Lanna e Sílvio Viegas, Fundou as Orquestras de Câmara de Itaúna e Ouro Branco, no Brasil, com quem tem feito um grande trabalho de formação musical e divulgação da música erudita em todo o Estado de Minas Gerais, além de incentivar a produção contemporânea através do comissionamento e estreia de obras para orquestra. É diretor artístico dos Festivais “Semana da Música de Ouro Branco” e “Festival Nacional de Música de Divinópolis”.
Já dirigiu diversas orquestras e coros no Brasil, além de diversas orquestras de festivais e cursos, dividindo o palco com solistas como Sérgio Monteiro, Alex Klein, Charles Schulueter, Alexander Znachonak e Theodora Geraetz, além dos principais nomes do canto lírico brasileiro. Em 2006 excursionou por Portugal com a Orquestra Sinfônica de Póvoa de Varzim e o coro da Camerata Antiqua de Curitiba.
Foi por dois anos regente titular do Coral Lírico de Minas Gerais, e por quatro anos regente da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (dois dos quais como regente titular), cumprindo uma extensa e diversa programação de Concertos Didáticos, Concertos no Parque, circuitos pelo interior de Minas Gerais e Concertos Sinfônicos, além de espetáculos cênicos. Vários concertos sob sua direção foram transmitidos pela Rede Minas de Televisão e pela Rede Globo Minas.
Em 2011 ingressou como professor efetivo na UFMG, ocupando as cadeiras de Regência Orquestral e Opera Studio.
A entrada é gratuita.