A turma do 1.º ano do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º CEB, alguns professores e funcionários da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco participaram, a 20 de março de 2017, na atividade “Bons Raios te Meçam”, promovida pelo Projeto Matemática no Planeta Terra.
Esta atividade, realizada em diferentes locais de Portugal e em outros países da CPLP, celebra a chegada do Equinócio da Primavera através da replicação de uma experiência realizada por Eratóstenes há cerca de 2 200 anos que permitiu obter a primeira estimativa do perímetro da Terra usando sombras e a inclinação de raios solares em Alexandria e em Siena (atual Assuão), no Egipto.
Em Castelo Branco, o grupo, orientado pelos professores Fátima Paixão, Fátima Jorge e Paulo Silveira, procedeu a registos sucessivos da extremidade da sombra de um gnómon (vareta) entre as 12 h 15 min e as 13 h, determinando o comprimento da sombra mínima registada nesse intervalo de tempo e, com recurso ao Google Earth, obteve a distância do local da atividade ao ponto do Equador situado no mesmo meridiano de Castelo Branco. Com base nesses dados e em alguma geometria, foi possível calcular por estimativa o perímetro e o raio da Terra como sendo, respetivamente, de 40 038,6 km e de 6 372,3 km, estimativa esta considerada muito boa quando comparada com o valor de 6 378,14 km do raio equatorial terrestre, ou seja, uma diferença de apenas 5,8 km.