Os alunos do 2º ano do curso de mestrado em Engenharia Zootécnica da Escola Superior Agrária do IPCB, no âmbito da unidade curricular Tratamento e Valorização de Efluentes Agropecuários, visitaram a empresa Promilker.
Situada em Avanca - Estarreja, a Promilker é uma exploração de criação de bovinos para produção de leite, com mais de 1000 cabeças. Possui cerca de 600 animais à ordenha, com três ordenhas por dia, produzindo diariamente mais de 20 mil litros de leite, constituindo-se assim como a maior produtora de leite do norte e centro do país.
Para além de noções aprofundadas sobre a gestão da empresa, os alunos tiveram ocasião de verificar a particular atenção dispensada pelo empresário Engº Victor Santos à alimentação fornecida aos diferentes lotes de animais, bem como à criação de condições visando o seu bem-estar. Desta visita de estudo em contexto empresarial ficou ainda patente a obrigatoriedade e a importância de uma adequada gestão dos efluentes produzidos, nomeadamente para uma empresa com este tipo de atividade.
Em resultado do sistema de tratamento de efluentes adotado, foram identificadas diferentes possibilidades para a valorização dos mesmos e registada a importância económica que essa mesma valorização representa para a empresa.
A ESACB/IPCB agradeceu, no final da visita, ao Eng.º Victor Santos, pelos conhecimentos técnicos que transmitiu aos alunos e pela amável receção à comitiva da escola.