Os alunos da licenciatura em Engenharia Industrial da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco realizaram uma visita técnica à nova Estação de Tratamento de Águas Residuais da empresa CELTEJO, localizada em Vila Velha do Ródão.
A visita decorreu no dia 2 de novembro, tendo o Diretor Fabril, Engenheiro Carlos Coelho, partilhado com os alunos informação recente sobre o estado de desenvolvimento do projeto Tejo 2018, nomeadamente as tecnologias de referência mundial utilizadas. Após a apresentação do projeto, seguiu-se uma visita técnica à nova ETAR em funcionamento, onde foi possível verificar a tecnologia de ponta utilizada, com sistema de ultrafiltração por membranas. A ETAR em causa, para além de tratar o efluente fabril, irá também receber e tratar o efluente das queijarias localizadas em Vila Velha de Ródão.
Foi também possível verificar a fase adiantada em que se encontra a construção da nova Caldeira de Recuperação e a nova Turbina. O Tejo Project 2018 é um projeto de referência com importante contributo para o desenvolvimento do interior.
A visita traduziu-se numa importante oportunidade para a aquisição de conhecimentos dos alunos e insere-se na cooperação entre o IPCB e a Celtejo que proporciona, para além do desenvolvimento de projetos conjuntos, a lecionação de algumas aulas da licenciatura nas instalações da Celtejo.