Menu Content/Inhalt

CET de Electrotecnia e Instalações Eléctricas

Descrição do Curso
 

O CET em Electrotecnia e Instalações Eléctricas forma:

  • Profissionais que, de forma autónoma e de acordo com especificações técnicas, saibam executa tarefas relacionadas com instalação, exploração e manutenção de instalações eléctricas.
  • Especialistas, com elevado perfil de formação técnica, com capacidade para executar instalações eléctricas prediais e industriais e sistemas de telecomunicações, programar e colocar em funcionamento equipamentos e sistemas de gestão de edifícios e instalar máquinas e motores eléctricos e sistemas de energias alternativas.

  • Pessoas com capacidade para fazer a gestão da manutenção de equipamentos e sistemas eléctricos e de telecomunicações, sistemas de automação, instrumentação e domótica.
  • Coordenador: Prof. José António Barros Vieira - zevieira@ipcb.pt

Pré-inscrições

As pré-inscrições para os CET - Cursos de Especialização Tecnológica são efectuadas on-line, não sendo necessária a deslocação às escolas. O processo não implica qualquer custo e garante aos candidatos o acompanhamento do seu processo e informação atempada acerca do processo formal de candidaturas. Deverá ter em formato digital (pdf) os seguintes documentos:

  • Documento de identificação;
  • Cartão de contribuinte (caso não tenha cartão do cidadão);
  • Certificado de habilitações;
  • Comprovativos de experiência profissional (se aplicável)

O processo de pré-inscrição é simples e deverão ser preenchidos todos os campos do formulário. Informações adicionais poderão ser solicitadas através do e-mail grest@ipcb.pt

Plano Curricular

 

Componente Disciplinas Carga Horária
Geral e Científica Técnicas de Comunicação 26
Inglês Técnico 36
Comportamento Humano nas Organizações 26
Matemáticas Gerais 62
 
Tecnológica Electrotecnia 92
Electrónica Aplicada 80
Instrumentação e Medidas Eléctricas 80
Metodologia do Projecto 24
Projecto de Instalações Eléctricas 110
Sistemas Programáveis 90
Sistemas Monofásicos e Trifásicos 70
Energias Renováveis e Alternativas 50
Domótica 60
Infra-Estruturas de Telecomunicações em Edifícios 40
Informática Aplicada 62
 
Formação em Contexto de Trabalho 592
 

Competências Atribuídas

  • Interpretar e executar projectos, ao nível da instalação e da exploração;
  • Planificar a instalação e a manutenção de sistemas eléctricos, electrónicos, de motores eléctricos e outras máquinas eléctricas;
  • Coordenar as actividades e equipas técnicas de instalação e de manutenção em instalações eléctricas prediais e industriais, de infra-estruturas para telecomunicações com cablagem estruturada, de sistemas de automatização e gestão de edifícios e sistemas conexos e sistemas de segurança em edifícios (controlo de acessos, detecção de intrusão e incêndio);
  • Programar e colocar em funcionamento, sistemas eléctricos e electrónicos para comando de motores eléctricos, de gestão de edifícios e sistemas conexos e a instalação de sistemas de energia alternativas;
  • Instalar e programar equipamentos, recorrendo às novas tecnologias, com vista à optimização da quantidade e da qualidade do serviço, segundo os objectivos da execução do projecto da manutenção e da exploração.

 

  • O curso confere também habilitações para a inscrição e acesso à carteira profissional de técnicos responsáveis por instalações eléctricas, sendo reconhecido pela Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG). Aos portadores deste curso é conferida habilitação própria para efeitos de inscrição como Técnico Responsável por Instalações Elétricas de Serviço Particular no domínio da execução (nível II) e exploração (nível II) de instalações elétricas.