Mensagem do Director

Bem-vindo à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco (ESACB).

A Escola Superior Agrária de Castelo Branco, com mais de um quarto de século de existência, é uma das mais antigas instituições de ensino superior politécnico público português. Ao longo dos seus trinta anos de atividade, tem vindo a formar profissionais competentes capazes de ocupar lugares de destaque em instituições públicas e privadas, contribuindo, direta ou indiretamente, para o desenvolvimento da Região e do País. A procura da qualidade e excelência aplica-se às formações ministradas, à investigação/experimentação desenvolvidas, aos projetos em que participa e aos vários serviços que presta à comunidade.

A ESACB está instalada na Quinta da Sr.ª de Mércules, uma propriedade agrícola com 167 ha situada nos arredores da cidade de Castelo Branco. Apresenta excelentes equipamentos dos quais se destacam os vários laboratórios, a biblioteca, o parque desportivo e as instalações agrícolas, pecuárias e florestais. Única herdade experimental atualmente existente em toda a vasta região que é a Beira Interior, possui um corpo docente altamente qualificado que contribui, de forma determinante, para a excelência da investigação realizada e do ensino ministrado.

Na ESACB são lecionados cursos de licenciatura em Agronomia, Enfermagem Veterinária, Biotecnologia Alimentar, Nutrição Humana e Qualidade Alimentar e Engenharia de Proteção Civil, cursos de mestrado em Inovação e Qualidade na Produção Alimentar, SIG em Recursos AgroFlorestais e Ambientais, Engenharia Zootécnica, Engenharia Agronómica, Gestão dos recursos Hídricos e Meios Complementares de Diagnóstico em Enfermagem Veterinária e os Cursos Técnicos Superiores Profissionais:  Biotecnologia de Plantas e Produtos Naturais, Produção Animal, Produção Agrícola, Proteção Civil e Turismo Ambiental e Rural.

Ao visitar a nossa página Web, encontrará informação sobre a Instituição, ficando com uma ideia do que ela representa e da qualificação dos seus funcionários docentes e não docentes.

Obrigado por ter visitado a ESACB. Volte sempre.

Celestino António Morais de Almeida